A revista Língua Portuguesa do mês de janeiro publicoui um artigo muito importante assinado por Francisco Edmar Cialdine Arruda, a respeito da pesquisa em Letras e, consequentemente, sobre o papel fundamental em nosso meio, do profissional do campo da linguagem. Fica muito claro para nós, estudiosos da língua materna, a importância de se pesquisar, uma vez que, para o autor, um dos “vários papéis do professor é fazer com que o aluno se torne um ser pensante, que tenha autonomia de buscar as próprias respostas para as questões que rodeiam o mundo”. Encontramos nesse texto uma informação fundamental sobre a CAPES, que avalia, a cada três anos, os cursos, quanto à produção dos professores e dos alunos. Os profissionais de Letras podem contar também com a ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística), que promove reuniões e eventos científicos, bem como produz várias publicações importantes.
Tendo em vista esse panorama bastante promissor, o curso de Letras da FIP vai valorizar a cada ano a iniciação científica, com o intuito de que o aluno, ainda na Graduação, conforme propõe a reportagem citada, possa definir uma temática de seu interesse, contando com a orientação do corpo docente, para conduzi-lo na elaboração de seu projeto de pesquisa.
O curso de Letras oferece base teórica para pesquisa em vários setores como recentes estudos culturais, estilística, new criticism, estruturalismo e pós-estruturalismo, estética da recepção, literatura e psicanálise, sociologia da literatura.
Decorrente da revolução tecnológica e seus desdobramentos na produção e na área da informação, a nova sociedade globalizada reserva um lugar de destaque para o profissional de Letras, que pode atuar não só no setor do magistério do Ensino Fundamental e Médio, mas também em tradução, reparação de textos para edição, crítica literária, revisão, geralmente em editoras e consultoria em empresas de comunicação. Sejam bem-vindos ao Curso de Letras da FIP.
Prof. Dr. Rubens Brosso
Nenhum comentário:
Postar um comentário