Bem-Vindo ao blog das Faculdades Integradas Paulista - FIP. Conheça nosso site www.fipsp.edu.br


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Palestra “A Educação no livro Infância”

O Curso de Pedagogia das Faculdades Integradas Paulista promoveu, no mês de agosto, a aula de abertura dos trabalhos de Pesquisa deste semestre, na qual foi proferida a palestra A Educação no livro Infância, de Graciliano Ramos pela Prof.ª Rute Augusto Possebom.

Na palestra os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a personagem principal do livro e a análise suas experiências educacionais.  As questões apresentadas pela professora, de forma exemplar, despertaram em todos os presentes o desejo da leitura do livro. No dia 13 de setembro, em continuidade às ações relacionadas à pesquisa, alunos e professores do curso reuniram-se no auditório da FIP para refletirem sobre o tema do Projeto Interdisciplinar “Escola: espaço de paz”.

A coordenadora do curso, Prof.ª Vera Regina de Sá da Costa, deu início ao encontro conversando com os alunos sobre o papel da escola no processo de prevenção da violência, na mediação dos conflitos e na construção de uma cultura de paz. Para exemplificar uma das formas de violência encontradas no cotidiano escolar foi exibido o filme “Bullying: provocações sem limites” e, após o seu término, o Prof. José Wildzeiss Neto, no diurno, e a Prof.ª Solange Galleti, no noturno, conduziram um rico debate sobre as reflexões desencadeadas pela história exibida.

Atividades acadêmicas, como essas, garantem a articulação entre a teoria e a prática, essencial para a formação de cidadãos e profissionais competentes.